quinta-feira, 10 de junho de 2010

2006 - o Ano da Azzurra

Pode se dizer que a Itália deu o troco na Alemanha.

Em 1990, a Copa aconteceu na Itália e a campeã foi a Alemanha. Em 2006 a Copa ocorreu em solo alemão e foi vencida pelo selecionado italiano.

O Brasil chegou com grande favorito, pois havia ganho a copa de 2002 e tinha um dos melhores ataques do mundo com Kaka, Ronaldo, Adriano e Ronaldinho Gaucho, o chamado "Quadrado Mágico". Um ano antes o Brasil havia ganho a Copa das Confederações, ao ganhar na final da Argentina por 4 tentos a 1. Mas o que se viu na copa foi uma decepção sem tamanho. O "Quadrado Mágico" virou motivo de gozação e recebeu o apelido de "Quadrado Trágico", e assim o Brasil não passou das quartas de final quando foi eliminado pela frança pelo placar de 1 a 0 com gol de Thiery Henry.

Um jogo memorável desta copa foi Portugal e Holanda, 4 expulsões com duas de cada lado, decisão por penaltis e a classificação heróica dos portugueses.

A semi-final teve Portugal x França e Alemanha x Itália.

2 x 0 para a Itália na prorrogação, no "apagar das luzes" e classificação contra a anfitriã. A França eliminou Portugal por 1 x 0, gol de penalti de Zinedine Zidane.

A final colocava frente a frente Itália e França, uma buscava o tetra-campeonato, a outra buscava o bi-campeonato.
O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal e com uma expulsão daquela que entraram para as "cagadas" históricas. Zizou não gostou de uma provocação feita pelo béque italiano, Materazzi, e meteu a cabeça no abdome do italiano.
Na prorrogação o jogo terminou empatado novamente, só que sem que houvesse gols. Decisão da copa nos penaltis pela segunda vez na história. Vitória dos italianos por 5 x 3.

A Itália se tornava tetra-campeã Mundial de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário