terça-feira, 8 de junho de 2010

1994 - É TETRA

Até esse momento o panorama dos campeões estava assim:

tri-campeonato
Alemanha
Brasil
Itália

bi-campeonato
Uruguai
Argentina

"uni"-campeonato
Inglaterra

Porém chega o ano de 1994 e consequentemente a décima-quinta edição da Copa do Mundo FIFA. A sede desse evento foi os Estados Unidos da América. A seleção brasileira chegava cheia de desconfiança devido a campanha realizada na copa de 1990.

O selecionado brasileiro dirigido pelo técnico Carlos Alberto Parreira era formado por: Taffarel; Branco, Aldair, Márcio Santos e Jorginho; Dunga, Mauro Silva, Zinho e Mazinho; Romário e Bebeto.

Pela primeira vez a copa tinha mais de 16 times participando, no total foram 24 seleções.

Se não era uma seleção de encher os olhos, pelo menos era uma seleção bem definida e regrada.

A final foi entre Brasil e Itália vale notar que em 1970 a partida da final também foi entre essas duas seleções. Dessa vez o jogo foi amarrado e tanto no tempo normal como na prorrogação o zero não saiu do placar, 120 minutos de jogo e 0 x 0.

Se esse já era um jogo histórico, pois definiria o primeiro tetra-campeão de copas do mundo, ficou mais histórico ainda com a decisão de uma partida de final sendo disputada nos penaltis.

Brilhou a estrela de Taffarel, que fez uma defesa e contou com a sorte com duas penalidades chutadas para fora por Baresi e R. Baggio. O Brasil ainda perdeu uma cobrança com Marcio Santos, mas Romário, Dunga e Branco marcaram e por 3 x 2 o Brasil levou o caneco pela quarta vez.

Fato bizarro da copa: Galvão Bueno, narrador pela rede Globo, ensandecido gritando "É TETRA, É TRETA, É TRETA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário