terça-feira, 8 de junho de 2010

1998 / 2002 - Do sonho à realidade

1998 - França

Em 98, a Copa do Mundo foi realizada na Europa, na França, na fatídica França. Tetra-campeão mundial, o Brasil chegou como grande favorito à conquista de mais um campeonato. O selecionado era vinha com força.

Seleção: Taffarel, Cafu, Aldair, Junior Baiano e Roberto Carlos; César Sampaio, Dunga, Leonardo e Rivaldo, Ronaldo e Bebeto.

A seleção começou meio devagar, ganhando da Escócia por 2 x 1; depois venceu o Marrocos por 3 x 0, e na última partida do grupo perdeu de virada para a Noruega por 2 x 1. Com essa campanha, o Brasil se classificou em primeiro e nas oitavas meteu um chocolate no Chile, 4 x 1. Nas quartas, enfrentou a Dinamarca e depois de passar sufoco, venceu de virada por 3 x 2. Assim o Brasil estava nas semi-finais, e o jogo era contra a Holanda. Depois de empatar em 1 x 1 no tempo normal, e 0 x 0 na prorrogação, a vaga veio nas disputas por penaltis, e contando com a estrela do goleiro Taffarel que defendeu duas penalidades, o Brasil venceu por 4 x 2 e se classificou para a decisão da Copa contra a seleção anfitriã, a França.

Muitos mistérios até hoje rondam sobre esta partida. Uma convulsão mal explicada de Ronaldo, um time apático em campo, e uma possível mala branca que o Brasil recebeu para perder a Copa (essa eu desacredito totalmente, mas...)
A verdade é que no campo, a França foi superior e goleou o Brasil por 3 x 0. O nome do jogo: Zinedine Zidane. Um craque do futebol moderno, praticamente levou a França "nas costas" e garantiu o primeiro título do país em Copas do Mundo. Ele foi como Pelé, Maradona, que "levaram nas costas" Brasil e Argentina, respectivamente. É óbvio que ninguém ganha sozinho, mas quando se tem um diferencial, as coisas ficam menos difíceis.

Fato bizarro da copa: após a vitória nos penaltis, frente a seleção Holandesa, Zagallo, então técnico do Brasil, gritou as quatro cantos do Mundo: "Vocês vão ter que me engolir". (sic)

Pela primeira vez a Copa teve 32 selecionados participando, divididos em 8 grupos com 4 equipes cada, desde então as três edições posteriores adotaram o mesmo sistema.


2002 - Coréia do Sul e Japão

Copa do Mundo na Ásia. Essa foi a tônica do evento de 2002.

O campeão todos sabem: Brasil. Se não era um futebol de encher os olhos, pelo menos era uma seleção bem aplicada taticamente.

A final foi contra a Alemanha. Ou a Alemanha igualaria o feito do Brasil e saia com o tetra-campeonato, ou o Brasil daria mais um passo e seria penta-campeão.

Com o melhor goleiro do Mundo, Oliver Kahm, falhando por duas vez, e com duas belas jogadas de Rivaldo e Ronaldo, o Brasil venceu por 2 x 0, sagrando-se campeão pela quinta vez.

Selecionado Brasileiro: Marcos, Lúcio, Roque Júnior e Edmilson; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho Gaucho e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo.

Detalhe para os jogos televisionados no Brasil nas madrugadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário