segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Reforma na Educação é pra Ontem

Como pode um sistema de ensino de alto nível, como o Brasil já teve, chegar a estaca zero? Em questão de 20 anos conseguimos destruir um sistema de ensino qualificado. A diferença que existia entre escolas públicas e escolas particulares era a classe de pessoas que estudavam nesses estabelecimentos, ricos em particulares, "povão" em públicas; o ensino diga-se de passagem era o mesmo e as vezes até melhor nas públicas.

O que aconteceu? A verdade é que professor é tratado como lixo. Baixos salários, condições precárias das escolas, método de avaliação ultrapassado.
Aluno também não se esforça, e isso já faz tempo. A moda atualmente é o "tal" do bulling, prática de agressão física e/ou verbal por parte de alguns "animais" (ou populares da escola) contra pessoas de classes menos favorecidas (negros, homossexuais, estrangeiros, entre outros).

A culpa é de quem?
Esse o problema. Estamos sempre atrás dos responsáveis do fracasso educacional. Na verdade o que deveria ser feito é juntar os cacos, e junto com uma participação ativa da sociedade (que é a parte mais interessada) e remontar esse quebra cabeças.

A educação no Brasil vai de mal a pior. Não se pode ficar quatro anos de ensino fundamental (antigas 5a e 8a séries, atuais 6o e 9o anos) aprendendo o verbo "To be" nas aulas de inglês, e isso é só um exemplo.

A reforma na educação é pra ontem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário