sábado, 4 de dezembro de 2010

O alarde da NASA

“A NASA encontrou vida extra-terrestre”; “A NASA encontro água no planeta X”; A NASA encontrou petróleo no “pré-sal” de Marte”.

Piadas a parte, essa semana a Agência Nacional Americana, NASA, causou frisson na população mundial ao declarar que tinha feito uma descoberta que mudaria os conceitos em astrobiologia.

Isso bastou para que várias pessoas ao redor do mundo levantassem a tese de vida extra-terrestre, e as mais bizarras teorias, tentando descobrir o mistério que a NASA tinha feito.

Na quinta-feira, 02/12/2010, enfim a Agência se pronunciou sobre o fato ocorrido. Eis a descoberta: Em um lago na Califórnia, com grande concentração salina, foi encontrada uma bactéria, da Terra mesmo, e não do espaço, que em sua constituição biológica, apresentava o elemento químico Arsênio, em substituição ao Fósforo. Os seres vivos têm em sua constituição os seguintes elementos: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre, o famoso CHONPS. Como nesse lago não havia o elemento fósforo, essa bactéria se utilizou do Arsênio, que havia em grande abundância, e é prejudicial para os seres vivos.

Porque essa descoberta causou tanto alarde? Isso abre uma nova perspectiva para buscar vestígios de vida no universo. O que impede de se formar cadeias de Silício, Germânio, que são da mesma família do Carbono?

Com certeza os parâmetros de busca por vida fora da Terra mudarão. Só nos resta esperar se encontrarão algo ou se continuaremos nesta “solidão universal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário