domingo, 22 de agosto de 2010

22 de Agosto... - Parte 2

Hoje é aniversário de Araraquara - SP.

E como bom filho desta terra não poderia deixar passar em branco.

Pedro José Neto com seus filhos construiu uma capelinha dedicada a São Bento (padroeiro) nos Campos de Aracoara (lugar onde mora a luz do dia, a "Morada do Sol") na região habitada pelos indígenas da tribo Guayanás. Fixando-se nos Campos de Araraquara estabeleceu posse das regiões do Ouro, Rancho Queimado, Cruzes, Lageado, Cambuy, Bonfim e Monte Alegre.

A 22 de agosto de 1817 foi criada a Freguesia de São Bento de Araraquara pela Resolução n° 32 -Reino-Resolução de Consciência e Ordens. A 30 de outubro de 1817, a Freguesia foi elevada à categoria de Distrito,e a 10 de julho de 1832 passou à de Município, o qual foi instalado a 24 de agosto de 1833.

A 20 de abril de 1866 passa à categoria de Comarca pela Lei Provincial n° 61 e a 6 de fevereiro de 1889 é elevada à categoria de Cidade, pela lei provincial de n° 7.

A cidade hoje conta com uma população de 200 mil habitantes. É uma cidade modelo devido ao crescimento organizado e ordenado que sempre teve. Já foi considerada a cidade mais limpas das 3 Américas. Quase 100 % de esgoto tratado e quase 100 % de água tratada nas casas. Também é uma das cidades com mais árvores plantadas.

Araraquara - 193 anos de história e tradição.
Alguns personagens ilustres: Ignácio de Loyola Brandão, Ruth Cardoso (ex-primeira dama do Brasil), Careca (jogador de futebol), Herbert Richers, Romulo Lupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário