sexta-feira, 30 de julho de 2010

Notas finais do mês de julho

Mês de julho é mês de férias.

Portanto, todos merecem um descanso. Agosto está ai e tudo volta ao normal.

Uma frase para fechar o mês:
"Quando todos estão pensando a mesma coisa, ninguém está pensando nada"

sábado, 17 de julho de 2010

Um tributo ao mestre Saramago - parte 1

Amanhã faz um mês que o escritor português José Saramago faleceu, é óbvio que um ser humano como esse merece todos os tipos de homenagens e recordações.

Falar de literatura da língua portuguesa sem se lembrar de Saramago é de uma heresia sem precedentes. O único nobel de língua portuguesa até o presente momento (quanto a isso, outros deveriam ter ganho também e não ganharam, só como exemplo: Camões (não existia o prêmio ainda, deveria existir uma condecoração póstuma), Machado de Assis, Fernando Pessoa, entre outros).

Por hora ficaremos com algumas frases desta criatura que com certeza era de uma raça superior à raça humana.

"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais."

"há coisas que nunca se poderão explicar por palavras"

"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."

"Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro."

"Tudo neste mundo tem uma resposta. O que leva é tempo para se formular as perguntas"

"Uivemos, disse o cão" - Livro das Vozes

"Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam" - O Livro dos Itinerários

"A estupidez não escolhe entre cegos e não cegos. É uma manifestação de mal humor, assente sobre coisa nenhuma, e pronto, acabou, nada mais"

"Portugal deveria ser província de Espanha e se chamar Ibéria para não ofender o brio dos portugueses"

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido.

Se tens um coração de ferro, bom proveito. o meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.

Do livro Ensaio sobre a Cegueira
"Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem"

"O medo cega, disse a rapariga dos óculos escuros, São palavras certas, já éramos cegos no momento em que cegámos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos, Quem está a falar, perguntou o médico, Um cego, respondeu a voz, só um cego, é o que temos aqui."

"Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira, Isto é diferente, Farás o que melhor te parecer, mas não te esqueças daquilo que nós somos aqui, cegos, simplesmente cegos, cegos sem retóricas nem comiserações, o mundo caridoso e pitoresco dos ceguinhos acabou, agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos, Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar cego, Acredito, mas não preciso, cego já estou, Perdoa-me, meu querido, se tu soubesses, Sei, sei, levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam."



A seguir todos os romances publicados pelo autor

Terra do Pecado, 1947
Manual de Pintura e Caligrafia, 1977
Levantado do Chão, 1980
Memorial do Convento, 1982
O Ano da Morte de Ricardo Reis, 1984
A Jangada de Pedra, 1986
História do Cerco de Lisboa, 1989
O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991
Ensaio Sobre a Cegueira, 1995
Todos os Nomes, 1997
A Caverna, 2000
O Homem Duplicado, 2002
Ensaio Sobre a Lucidez, 2004
As Intermitências da Morte, 2005
A Viagem do Elefante, 2008
Caim, 2009


Mais assuntos a respeito de Saramago serão postados.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Enfim, o fim

Chegou-se ao fim de mais uma Copa do Mundo FIFA, e chegou-se ao fim também de assuntos relacionados com futebol (agora só esporadicamente). Se a copa não foi uma beleza pelo menos tivemos jogos mais interessantes que em 2006 na Alemanha. Nos 16 jogos restantes foram feitos 44 gols, o que dá uma média de 2,75 gols por partida. No computo geral foram 145 gols em 64 partidas com média de 2,27.

A grande campeã foi a seleção da Espanha, que se consagrou pela primeira vez na história, também foi a primeira vez que uma seleção européia ganha a Copa longe de solo europeu. Essa foi a copa do "pela primeira vez..."

Em segundo ficou a seleção holandesa, terceira vez finalista, terceira vez vice. Os alemães terminaram em terceiro e os uruguaios, a surpresa prazerosa dessa copa, ficou em quarto, num jogo memorável contra os alemães, com Diego Forlan mandando uma bola no travessão nos acréscimos da partida, final de jogo, 3 x 2.

Falando da final, mereceu o título a seleção que melhor se apresentou durante a copa e jogou um futebol diferenciado, pra frente, sem medo de ser feliz, a Holanda só fez bater e fez por merecer o posto de vice-campeão. Melhor sorte em outras copas. Placar final 0 x 0 no tempo regulamentar e 1 x 0 no final da prorrogação. Arriba España.

No final acertei os quatro colocados.

Agora é esperar quatro anos, e 2014 a Copa é aqui, em solo brasileiro. Ai meu Deus, como eu tenho medo da roubalheira que vai ser, tenho vergonha de ser brasileiro, seremos assaltados e o pior é que seremos conivente com a situação. Que Deus olhe por nós e tenha pena de nós, resta-nos cobrarmos das autoridades e fazer valer o papel de cidadão na hora de votar, mas é claro que o pessoal prefere futebol à política.

Agora, o que é aquele logotipo da Copa 2014? Vai ser feio assim lá na China. Não tinha nada mais agradável? Preferia que usassem a imagem do Cristo Redentor com uma bola no pé.
Parece até que sao mãos tapando o rosto de vergonha da roubalheira que será, ou de perder mais uma Copa do Mundo em casa (Deus nos livre disso também - rsrsrs). Estamos no aguardo!

Enfim, o fim.

sábado, 10 de julho de 2010

Espanha, Holanda, Alemanha e Uruguai - minhas apostas

A Copa do Mundo chega ao seu fim nesse sábado e domingo. Hoje teremos na disputa de terceiro lugar o jogo entre Uruguai e Alemanha. Um jogo interessante de se ver.

Amanhã a Grande final, que será disputa no Soccer City Stadium, disputada entre duas seleções que nunca foram campeães antes, a Holanda já chegou duas vezes na final, mas perdeu ambas as vezes, em 74 para a Alemanha e em 78 para a Argentina; a Espanha se quer havia chegado em final de copa do mundo.

A história será contada hoje e amanhã.

Quanto aos jogos das semi o que posso dizer é que a Holanda foi superior e contou com um pouco de sorte, o Uruguai vendeu caro a derrota e faltou um pouco mais de sorte, mas também sem três titulares, as coisas ficam mais difíceis.

Alemanha e Espanha teve alguns ingredientes para se tornar m jogaço, mas não foi tudo isso não, o que eu não me conformo é a maneira como os alemães entraram em campo, agora não adianta chorar o leite derramado...

Uruguai x Alemanha - Alemanha - mais uma vez torcerei pelo Uruguai, mas a Alemanha é favorita e deve levar o jogo. Vamos ver se apostando contra dou sorte para o Uruguai.

Espanha x Holanda - Espanha - torcerei pelo país de meus bisavós, duas seleções que jogam um futebol envolvente, mas assim como o Polvo Paul cravou na Espanha eu o acompanharei. Holanda - tri-vice, será?

sábado, 3 de julho de 2010

Porque Brasil e Argentina não farão a final da Copa

As semifinais estão formadas:

Uruguai x Holanda
Alemanha x Espanha

Brasil e Argentina estão eliminados. O Brasil perdeu pra Holanda, 2 x 1. Inacreditavelmente, mas perdeu. O pior de tudo foi ver o time jogar muito bem no primeiro tempo e voltar irreconhecível no segundo. Parece que o time “vendeu” o jogo. Receita do dunga: como perder um jogo ganho. No primeiro tempo o Brasil botou a Holanda na roda, tocou passes, marcou, não deu espaços e só não fez mais porque não apertou. No segundo aconteceu o que todo mundo havia previsto, Felipe Melo sempre ele resolveu jogar, só que não futebol e sim Mortal Kombat. Bizarrices aconteceram na defesa com uma falha primorosa do Julio César e outra da defesa em cobrança e escanteio dado de graça pelo Juan?!?!?! Agora é esperar 2014 aqui.

Outra seleção que vai ter que esperar até 2014 é a Argentina, outra seleção que estava com o destino traçado. O primeiro desafio que pegou, negou fogo. Messi e Kaka, duas decepções. A Alemanha simplesmente botou o selecionado argentino pra dança um tango daqueles mais depressivos. Final da história 4 x 0. Quase pegaram o mesmo voou do Brasil.

O Uruguai é o único representante sul-americano nas semifinais, outro jogo emocionante onde Suarez passou de vilão a herói em dois minutos. Esse foi o tempo de defender uma cabeçada com as mãos, ser expulso e o craque de Gana, Asamoah Gian, perder o pênalti, chutando no travessão. O jogo terminou 1 x 1 no tempo regulamentar e não foi alterado na prorrogação, graças á bola na trave acima citado, no apagar das luzes. Disputa por pênaltis, 4 x 2 Uruguai. Os uruguaios voltam a uma semifinal de Copa do Mundo depois de 40 anos quando perderam para o Brasil por 3 x 1, em 1970 no México.

O Paraguai tentou, mas não conseguiu eliminar o selecionado espanhol, e teve chance hein.

Se não fosse o Brasil, teria acertado todos os semifinalistas. Estou bom de palpites.

Vamos as semifinais então:

Uruguai x Holanda - a Holanda está jogando um futebol bem vistoso e organizado, mas os uruguaios estão chegando e podem mudar o rumo da história. Esse jogo eu vou quebrar a cara, tenho certeza, a Holanda é favorita, mas a minha aposta, e torcida, é Uruguai.

Alemanha x Espanha - reedição da final da Euro Copa de 2008, os espanhóis jogam bem, mas perdem muitos gols, já os alemães são bem tática e tecnicamente, e aproveitam muito bem as chances que criam. A minha aposta é na Alemanha

A grande final domingo que vem será entre
Alemanha x Uruguai
E a disputa de terceiro lugar será entre:
Holanda x Espanha

Estamos quase no apagar das luzes da Copa de 2010, a Copa da África.
Poderemos ter a reedição da final de 1978, e se isso acontecer torcerei para os holandeses. Estou no aguardo.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

É chegada as quartas de final...

Mais 11 dias e assim terá fim o maior espetáculo futebolístico do planeta, quiça do Universo (rsrsrs) - brincandeiras a parte, faltam 11 dias para a final da décima-nona Copa do Mundo, o mundial da África.

Até o momento foram 56 jogos, faltam mais quatro. Analisando as quartas de final, das oito seleções que chegaram, 5 eu havia apontado com favoritas, coincidentemente as que eu acertei que passariam menos a Alemanha - se não fosse o juíz - as outras três chegaram de mansinho. A maioria dos jogos que definiram as oitavas foram bons, tirando o joguinho modorrento entre Paraguai e Japão, decidido nas penalidades. Foram 22 gols em 8 jogos, marcando 2,7 por partida.

Vamos aos jogos:

Brasil x Holanda - duas seleções que jogam praticamente iguais com leve vantagem para os holandeses que jogam melhor coletivamente, tem tudo pra ser um jogo feio de se ver, decidido nos detalhes, empate no tempo normal e vitória do Brasil nos penaltis - aguenta coração.

Uruguai x Gana - o que me surpreende é como o time de gana tem tido sorte, o time não é ruim, mas não deveria nem ter passado da primeira fase, mas o Uruguai que não se cuide. Aposto em vitória uruguaia, mas não me surpreenderei se Gana passar para a semi, e fazer história como a primeira seleção africana a chegar em semi-final de uma Copa do Mundo.

Argentina x Alemanha - reedição da última copa disputada na Alemanha. Novamente esses dois times se encontram e nas quartas de final. Um favorito vai embora. Como bom brasileiro, Adios hermanos!

Espanha x Paraguai - pela característica do jogo dá Espanha, mas o time perde muito gol, então... Desastres também acontecem.

Possíveis confrontos das semi-finais:

Brasil x Uruguai
Alemanha x Espanha

Mas observem que não é nem um pouco difícil chegar os quatro sul-americanos nas semi-finais. Copa América em plena Copa da África.